Ájax Pucci

Ájax Pucci

quinta-feira, 9 de abril de 2009

ZÉ DO CAIXÃO


Primeiro carro de competição: Ronaldo Fracalanza e Edgard Ajax - foto: C. Z.

Nessa chácara (foto) em Guarulhos, o Ronaldo morava e tinha uma oficina particular onde ele restaurava os seus carros da marca JAGUAR. Hoje, Parque Municipal Júlio Fracalanza.
Em 1971, resolvi incentivado pelos amigos e pelo piloto, Caetano Damiani, correr em Interlagos.
O Fracalanza envenenava o carro e eu corria.... No dia da primeira prova, na saída da chácara, encontramos uma legião de amigos prontos para ir até o Autódromo de Interlagos. Foi uma caravana de fãs e torcedores e mais, muito mais...... ARQUIVO: www.ajax-pucci.blogspot.com

3 comentários:

  1. Tai, mai uma que aprendi...
    Nunca tinha visto um VW1600 Sedan preparado para competir!
    Acho isto um assunto para lá de interessante, você tem mais fotos e alguns dados deste seu tempo de "Pintacuda Zé do Caixão"?
    Saudações
    Alexander Gromow
    a.gromow@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Alexandre o Pintacuda tinha idade para ser meu,avô,HÁ,RÁ,HÁ,RÁ! Eu corri com o "zé" em 1971 e vc ainda não tinha nascido.
    Muito bom o teu site: www.maxicar.com.br
    Obrigado pelo seu comentario e um abraço!
    AJAX

    ResponderExcluir
  3. Caro Ajax,
    O Fracalanza é o da família que fabricava talheres?
    Pois bem, certamente o próprio Pintacuda é uma pessoa de um passado meio remoto, a partir de 1936 Carlo Maria Pintacuda (1900-1971) barbarizou no circuito da Gávea no Rio de Janeiro, onde ganhou por duas vezes seguidas. Dai o nome Pintacuda passou a ser sinônimo de corredor de automóvel dos bons, se bem que concordo que é uma expressão da antiga.
    Então como o codinome de "Pintacuda" eu estava querendo fazer um elogio e por curiosidade fiquei agora sabendo que você estava nas pistas com o VW 1600 o ano do falecimento do Carlo Maria...
    Mas lamento decepcioná-lo em 1971 eu já comemorava 23 anos dos meus atuais 62 de juventude "desvairada" e já era engenheiro formado.
    Aguardo dados, pois gostaria de escrever sobre o VW 1600 nas pistas.
    Convido você para ler minhas matérias na coluna Volkswagen World no Portal MAXICAR (http://www.maxicar.com.br/old/gromow/colunista_gromow.asp).
    Um abraço
    Alexander Gromow

    ResponderExcluir